Coordenador : Fabiana Rodrigues Leta
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 386261.2206.29549.22082023
Departamento/Setor: TEM
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : O público envolve pessoas interessadas em aprender e desenvolver práticas de ensino e soluções em robótica, automação e controle: - alunos de graduação - alunos de ensino fundamental - alunos de ensino médio - professores
Local de atuação: Niterói Rondônia Rio de Janeiro
Objetivo
1- Pesquisa da fundamentação básica para o desenvolvimento de robôs - criação de grupos de estudo focados na solução de problemas através de conceitos teóricos e práticos de controle, automaçao e robótica. 2- Apoio aos alunos no aprendizado de habilidades computacionais e no pensamento lógico através da Robótica - desenvolvimento de oficinas, vídeo aulas, desafios e competições para alunos dos diversos segmentos de ensino (fundamental, médio e superior) 3- Apoio à formação de professores na área de robótica - desenvolvimento de cursos, oficinas e eventos de formação e capacitação em robótica e conteúdos afins, 4-Desenvolver estratégias inovadoras de formação inicial e continuada em computação, tecnologias e robótica educacional, considerando as necessidades específicas dos povos originários. 5-Capacitar os professores da educação básica para a criação, adaptação e utilização de recursos digitais e tecnológicos inclusivos e culturalmente relevantes. 6-Fomentar a implementação de projetos pedagógicos que integrem a robótica educacional como meio de aproximar os saberes tradicionais dos povos originários com o conhecimento tecnológico contemporâneo. 7- Investigar e propor abordagens pedagógicas que estimulem a participação ativa e criativa dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e tecnológicas. 8-Promover a inclusão social por meio da valorização das culturas originárias, incentivando a troca de conhecimentos intergeracionais e a colaboração entre comunidades educativas.
Resumo
Com o passar dos anos novas tecnologias no ensino vêm sendo cada vez mais adotadas por professores e instituições ao redor do mundo. Tem-se como principal vantagem o ganho do aprendizado, onde os alunos se apropriam do conhecimento com maior interesse, quando a tecnologia está associada à experimentação prática e contextualizada. Assim, foi criado o projeto Robótica Educacional, com o objetivo de tornar mais efetivo o aprendizado de conceitos de física, matemática e programação, além de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e desenvolver a capacidade de resolução de problemas. Realizado inicialmente pelo grupo PET-MEC (Programa de Educação Tutorial da Engenharia Mecânica) da UFF em 2011, junto com a equipe Asimuff (equipe de robótica) e com a Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias do município de Niterói-RJ, esse projeto vem sendo desenvolvido na rede pública municipal de ensino. O projeto cresceu, ampliando seus objetivos e público alvo, se configurando atualmente como um programa, aprovado pelo PDPA (UFF-Niterói-FEC). Atualmente, são desenvolvidas estratégias pedagógicas para redes de ensino, inclusive de fora do Estado do Rio de Janeiro, envolvendo o IFRO-Ji Paraná, através da formação de professores indígenas da Amazônia Legal para o uso da computação e robótica educacional nas aldeias. O programa envolve múltiplos conhecimentos, permitindo trabalhar com as áreas de STEAMH (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática e Humanidades), além de propiciar o trabalho de competências importantes para o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do raciocínio lógico, através de atividades práticas, dinâmicas e motivadoras, a luz do Design Thinking.